Convenção 2022: o ano em pauta e os próximos passos

Da primeira abordagem ao agradecimento pela preferência: toda a qualidade que é a essência da Bristol Hotéis & Resorts precisa de planejamento, acompanhamento e evolução de maneira contínua.  

Com o compromisso e a transparência que fazem parte dos valores da rede, a convenção anual aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro em Fortaleza (CE), de maneira presencial após dois anos de distanciamento físico devido à pandemia. O tema deste ano foi “Driblando a crise rumo à vitória” e envolveu as lideranças corporativas, os gerentes das unidades e a equipe comercial, para falar sobre todos os assuntos de interesse, alinhamento de metas e próximos passos da companhia. 

O momento de reunião e proximidade do time trouxe diversas ideias, trocas produtivas – a partir dos principais desafios de cada área – e direcionamentos importantes, que foram fortalecidos pelo ambiente de maior sinergia, cujos resultados já estão sendo sentidos.

Driblando a crise rumo à vitória

O tema deste ano tem tudo a ver com a retomada do setor, as novas tendências e desejos de viagens. Nossa busca é pela melhor preparação para colocar em prática exatamente o que o mercado tem indicado, com a intensificação de viagens em família, para negócios ou eventos. 

O momento é de otimismo sobre as oportunidades. Afinal, 2023 é um ano de diversos feriados prolongados e, com eles, há muitas oportunidades para quem atua no turismo e quer investir em um trabalho de qualidade, com inovação e valor. Especialistas apontam alguns insights para a hotelaria, como experiências personalizadas, aumento do valor da diária média, integração de ações on-line e off-line durante a estadia, que deve ter storytelling, oferta de benefícios tangíveis ao cliente, coerência em relação às estratégias dos canais de venda, entre outros.

Em um cenário de diversas mudanças no Brasil e para a visão sobre incentivo ao Turismo no país, ainda há muitas perguntas pendentes, mas o que se vê até o momento é a vontade de viajar em alta e uma expectativa de possíveis melhorias nos preços das passagens, como se vê neste post.

Para a Bristol, como ficou claro na Convenção, o ano é de total foco em crescimento com qualidade e uma ampla visão de como estar presente e ser relevante em todas as regiões do país. Como já contou Adriana Alves, gestora de Novos Negócios, 2022 começou tímido, mas entrou na reta final com 50% dos hotéis celebrando recorde de rentabilidade. Com isso, em 2023, o mercado espera aumentar em 25% a disponibilidade de quartos no país. “E esperamos caminhar ao lado desse crescimento”, comentou.

Novas tecnologias: conectados com inteligência

A tecnologia pode facilitar, aproximar e fazer da experiência com hospedagem algo único e voltado ao que aquela pessoa ou grupo deseja exatamente viver no seu destino. Por isso, para apoiar o crescimento e a rentabilidade que foram estabelecidos como meta, a Bristol tem investido consideravelmente em tecnologia. 

As áreas que precisavam de desenvolvimento tecnológico foram mapeadas e receberão, neste ano, investimentos que prometem acelerar processos, controlar custos e impulsionar a produtividade, além de ampliar o alcance comercial. 

Veja algumas das melhorias relacionadas a tecnologias ou sistemas que serão ou já estão sendo implantadas na Rede:

  • Climber: maior agilidade e precisão na gestão de estratégias de Revenue Management;
  • B2B Checkout: módulo do sistema B2B que facilita os pagamentos e conciliações, permitindo ampliar as parcerias dentro do sistema;  
  • MyHotel: módulo de avaliações de hospedagem on stay para reversão de opiniões negativas, antes mesmo do checkout;
  • Pontuação/ Avaliações: acompanhamento otimizado das avaliações dos hotéis nos diversos canais e OTAs;
  • Cartão de visitas digital: praticidade na troca de contatos comerciais e diminuição de custos; 
  • Cartões para controle de acesso aos andares no elevador dos hotéis;
  • Folha de pagamento: digitalização completa da gestão e comunicação das Folhas de pagamento;
  • Cartões de crédito pré-pago: maior rapidez e controle para pequenas compras de emergência; 
  • Inclusão do budget no sistema TOTVS para acompanhamento automatizado;
  • TOTVS: treinamentos para uso aprofundado e otimizado do sistema de PMS utilizado nos hotéis;
  • RAC: Relatório de Acompanhamento de Comissões para controle eficiente de pagamentos;
  • Workflow Financeiro: fluxo de liberação e aprovações de pagamentos financeiros para controle e acompanhamento.

Pessoas no centro

Claro que todas essas ferramentas tecnológicas só fazem sentido por serem geridas por pessoas e para o bem das pessoas, e vêm como uma soma a partir dos nossos valores de empatia e estar presente, que se complementam e sempre são prioridade.

Por isso, outro ponto de destaque na convenção foi como o crescimento da rede, e essa evolução, dependem do olhar e ações em prol de um time capacitado, integrado e em sinergia com nossos valores. E para marcar o momento, algumas das pessoas que estão à frente para os fortes e prósperos passos acontecerem foram apresentadas:

  • A diretoria de Novos Negócios passou a ser Adriana Alves, como comunicado na edição anterior da newsletter;
  • Houve a contratação de uma head nacional para a área Comercial, Patrícia Renaud; 
  • A promoção de Kelly Lunardon como coordenadora de Revenue Management;
  • E, por fim, a contratação de Lucas Becker, que volta à Bristol para liderar a Central de Reservas. 

Além das promoções e contratações, outros projetos da área de RH serão implantados na rede, voltados à integração, ao treinamento e à capacitação da equipe. 

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Esse foi um passeio pela nossa Convenção 2022. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre um dos assuntos abordados, estamos à disposição:

A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.

A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.

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