CONFIRA

A Rede Bristol está no Maranhão

Os eventos em hotéis estão de volta

E MAIS:

Novo olhar sobre alimentos e bebidas na hotelaria

Vacinados no Brasil e no mundo

Crescimento no uso de ferramentas para reuniões digitais

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A Rede Bristol está no Maranhão

O Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão teve uma estimativa de crescimento, entre 2010 e 2022, de 22,4%, de acordo com o levantamento em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da projeção MB Associados. Sendo que o projetado no mesmo período para o Brasil foi de 7,9%. O Estado vem se estruturando de forma a compor um novo período do modelo de desenvolvimento econômico. Ao longo de décadas, ganharam destaque os grandes projetos, com objetivo de atrair e fortalecer o capital. Isso representa a busca do Estado por atender às necessidades identificadas a partir da demanda externa.

Além do potencial econômico, o Maranhão conta com atrações turísticas relevantes, tanto pelas paisagens e atributos naturais, quanto pela cultura e gastronomia. E para atender quem viaja em busca de lazer ou por questões de trabalho, a Rede Bristol inaugurou um hotel em Imperatriz. Estamos em constante expansão e isso representa o nosso trabalho constante em identificar e atender necessidades e ocupar novos espaços em nosso país.

Os eventos em hotéis estão de volta

Com o avanço da vacinação e cenários mais positivos em relação à pandemia, os eventos começam a ser retomados no Brasil. Não de forma tão abrangente como foi possível ver em outros países, com grandes públicos, mas com público reduzido e muitos cuidados. Com isso, os hotéis passam também a retomar esse trabalho. Tanto para eventos corporativos quanto sociais. 

Entre os meses de fevereiro e abril de 2021, os Conventions & Visitors Bureaus (CVBs) de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Lima e Quito, realizaram uma pesquisa com seus clientes do segmento associativo e corporativo. O objetivo do estudo foi compreender como serão realizados os eventos dos setores no cenário criado pela pandemia. Destacamos algumas tendências que marcaram os resultados. 

Entre os serviços que os respondentes pretendem contratar para os próximos eventos, o mais citado foi hotel, com 45% (sendo que era possível selecionar mais de um).

Do total, 51% reduziu o orçamento para eventos e 65% pretende fazer eventos híbridos em 2021. Além disso, 77% dos participantes responderam que a organização conta com equipe interna para organização de eventos. Os membros de 32% das associações estão dispostos a participar de eventos em outros países, a partir do segundo semestre deste ano e 43% a partir do ano que vem. Dos respondentes, 45% estão dispostos a realizar eventos já este ano (somando primeiro e segundo semestre) e 50% têm essa disposição para o próximo ano. 57% das organizações pretendem realizar eventos com menos de 500 pessoas. 

Essas informações são relevantes, para que, com a volta dos eventos e a tendência em contratar serviços de hotéis, os empreendimentos estejam preparados para atender essa demanda e oferecer os recursos necessários. Por exemplo, com o grande número de organizações optando por eventos híbridos, é relevante contar com conexão de qualidade à internet e espaços propícios para essa conciliação entre on-line e presencial. A Rede Bristol já tem foco a essa modalidade, com hotéis preparados para oferecer a estrutura necessária. Um deles é o Bristol Portal do Iguaçu Hotel, com espaço especialmente dedicado a atender a eventos híbridos.

Novo olhar sobre alimentos e bebidas na hotelaria

Inicialmente, quando a hotelaria começou a se estabelecer no Brasil, a parte de alimentos e bebidas (A&B) dos empreendimentos desse setor eram de administração própria. Mas, com o passar do anos, alguns hotéis começaram a considerar mais vantajoso terceirizar o serviço. Com o sucesso dessa nova estrutura, houve a percepção de uma oportunidade e a inversão na tendência. Os gestores entenderam melhor as necessidades do setor de alimentos e bebidas e passaram a incorporar, novamente, esses serviços.

De acordo com Rodrigo Borges, assistente operacional da Rede Bristol, as crises que afetam o setor de hotelaria aumentaram essa necessidade de assumir o controle da área de alimentação. Desta vez, agregar receita passou a ser uma questão de sobrevivência dos negócios. Apesar de ainda existir quem não acredite no projeto, Borges afirma “com toda a certeza, que restaurante de hotel pode, sim, ser lucrativo e ter participação importante nos resultados dos empreendimentos”.

A Rede Bristol compreende a relevância desse serviço. “Entendo que nossa empresa possui sensibilidade suficiente para compreender o novo momento que vivemos, onde gestões de A&B coesas e responsáveis podem gerar resultados surpreendentes. Com novas ideias e modelos voltados para a lucratividade, poderemos muito em breve estar conversando novamente sobre os novos passos que daremos em relação a Alimentos e Bebidas da nossa rede” conclui Borges.

Vacinados no Brasil e no mundo

A vacinação é o principal caminho para que as atividades possam ser retomadas com mais segurança. De acordo com a Our World in Data, Office for National Statistics (ONS) do Reino Unido, 26,3% da população mundial recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, foram administradas 3,66 bilhões de doses. Esses dados foram atualizados em 19 de julho de 2021, às 11h29 GMT. Já a última informação sobre a vacinação no Brasil é de 18 de julho e indica 15,99% da população totalmente vacinada e 28,27% parcialmente vacinada.

Crescimento no uso de ferramentas para reuniões digitais

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, cresceu o uso de ferramentas para reuniões digitais, tanto com clientes, quanto com a equipe interna das organizações. O uso desses aplicativos mais do que dobrou no último ano. Dessa forma, é possível manter um contato mais próximo, apesar da distância. Algumas empresas intensificaram esse uso e outras passaram a adotar canais como Zoom, Google Meet e Skype, especialmente com funcionários na modalidade home office. 

Independentemente de ser novidade ou não, foi necessário passar por uma adaptação nesta comunicação. Antes, todos partilhavam um ambiente físico e as trocas eram mais constantes. Com o distanciamento, foi necessário incluir as ferramentas de forma a tornar as interações mais fluidas e também acompanhar a rotina de colaboradores para organizar agendas e deixar o trabalho mais sincronizado entre pessoas e setores.

Além disso, alguns gestores passaram a adotar a tecnologia para momentos de descontração, que ajudam a aumentar a proximidade entre colaboradores e fortalecer vínculos que acabam se perdendo com a distância e o foco exclusivo em comunicações relacionadas ao trabalho.

Atualizações da pandemia

Para continuar de olho nos números da pandemia acesse o portal da OMS pelo botão abaixo!

A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.

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