Blogpost-Dezembro-2022-Capa-Blogpost-baixa

2023 terá 9 feriados prolongados: veja dicas para planejar e viajar mais

“Viajar é a única coisa com a qual você gasta dinheiro e fica mais rico”. A frase de autor indefinido é muito vista pelas redes sociais de viajantes. Afinal, viagens são sinônimo de novas experiências e construção de memórias. Por isso, 2023 traz uma boa notícia, ou melhor, nove excelentes motivos para viajar: esse é o número de feriados prolongados do ano.

Serão sete feriados nacionais em segundas, quintas ou sextas-feiras somados aos pontos facultativos do Carnaval e de Corpus Christi, que caem em uma terça e em uma quinta-feira e, tradicionalmente, as pessoas são liberadas do trabalho. 

Para que essas oportunidades sejam aproveitadas, é preciso se planejar, tanto em relação ao orçamento quanto à disponibilidade dos destinos que se pretende visitar, já que devido à folga de grande parte da população, alguns lugares devem ser muito disputados. Para ajudar nesse planejamento, veja dicas valiosas e programe-se!

3 dicas para incluir as viagens no orçamento do próximo ano

1 – Passagens: use os pontos do cartão

A partir das compras no cartão de crédito, você acumula pontos (verifique com o seu banco como estão as regras do seu cartão, o que varia de acordo com a bandeira, categoria, entre outras questões) e pode trocá-los por passagens. Fique de olho nas promoções dos programas de milhas das companhias áreas, como Smiles (Gol), Latam Pass (Latam) e TudoAzul (Azul).

Além disso, os pontos que você acumula no cartão podem ser multiplicados nas promoções de transferência bonificada, que chegam a 70%, 80% ou até 100% de bônus. Outro fator importante é prestar atenção à validade dos pontos para não perdê-los.

2 – Escolha destinos mais próximos

Como será uma viagem de alguns dias para aproveitar os feriados, escolha destinos que não demandem longos deslocamentos, pois assim o período de lazer e descanso no local será otimizado. Se for viajar de avião, verifique a duração do voo e a possibilidade de escolher uma opção direta, ou seja, sem escalas ou conexões. 

Se for uma viagem terrestre, priorize horários alternativos de ida e volta para evitar congestionamentos e transtornos na estrada. Por todas as regiões do Brasil, há lindos lugares para conhecer e viver novas experiências. Não é preciso ir muito longe para se surpreender com belas paisagens, costumes e sabores diferentes para experimentar. 

3 – Reserve o hotel com antecedência

Como todos sabem, feriados são períodos de alta procura e os hotéis ficam cheios, especialmente nos lugares mais famosos no turismo, como costumam ser os destinos com praia, festas e programações históricas e culturais. Por isso, reservar com antecedência é o melhor caminho. Assim, é possível parcelar o valor e até finalizar o pagamento antes mesmo da viagem. Outra ideia é buscar promoções válidas para a data que quer viajar. Nos hotéis da rede Bristol, por exemplo, sempre há opções disponíveis, que você acompanha no site ou no perfil do Instagram.

Dica sempre válida

Uma tendência que está sempre em alta, em feriados, férias ou qualquer tipo de viagem, e é válida para todos os destinos e temporadas, é: viva a experiência e se abra para conhecer novos lugares e culturas

Até porque, como está na frase do início do texto, é muito mais que apenas ir a um lugar. É uma maneira de apreciar, curtir a vida e expandir as fronteiras físicas e emocionais.

Com essas dicas, agora é hora de começar seu planejamento de viagens. Quer mais ideias de destinos? Clique aqui.