Blogpost-Novembro-2022-Capa-Blogpost

Espírito esportivo: 4 aspectos para observar na Copa do Mundo e levar para a vida

Em clima de Copa do Mundo nossa torcida e olhos se voltam aos mais fortes e, possivelmente, vencedores. Mas, na maior parte das vezes, o que define os campeões são os pensamentos e atitudes cultivados fora do campo.

Qualquer atividade esportiva, até mesmo as praticadas como recreação, podem render muito mais que o desenvolvimento da coordenação motora, consciência corporal e boa forma. Ao avaliar suas regras e essência, podemos tirar muitos outros aprendizados que contribuem para o crescimento pessoal, profissional e até mesmo para a convivência familiar. Dúvida? Olha só:

  • Fair play (jogada justa ou lealdade no agir)

Muito mais que um conjunto de parâmetros éticos usado em grandes competições para conferir se as regras do esporte foram cumpridas, a essência do fair play inclui as noções de respeito pelo outro, amizade e espírito esportivo como modo de pensamento, não apenas de comportamento. É ainda sobre não burlar os princípios da competição, não usar a violência (física ou verbal), proporcionar igualdade nas oportunidades e combater a corrupção no esporte.

Podemos pensar nisso e praticar em nossas vidas quando disputamos uma vaga de trabalho, uma promoção, participamos de provas seletivas como vestibular, entre outras.

  • Disciplina, persistência e esforço

O esporte nos ensina que, para ser bom, não é preciso ter uma espécie de dom. É preciso praticar (e muito!). Muitas vezes, os atletas estão cansados, machucados e no limite. Porém, continuam treinando consistentemente, com pausas e adaptações que permitem a recuperação do corpo e da mente. 

No dia a dia, podemos aplicar a disciplina do esporte em tudo. No trabalho, na atividade física, na alimentação. Seguir uma rotina saudável, celebrar as pequenas conquistas com uma pausa para ver um episódio da sua série favorita ou algo que goste muito, ajudam a manter a disciplina e a força de vontade. Lembre-se de que descansar não é desistir, e é sempre importante respeitar os limites do corpo e da mente. 

  • Superação de obstáculos e controle emocional

Quem nunca pensou em desistir de qualquer coisa quando encontra uma limitação, que atire a primeira pedra! Esse é mais um valor que o esporte pode ensinar a todos nós. Muitos atletas (principalmente os iniciantes) se deparam com desafios todos os dias, seja com equipamentos para treinar, seja para conseguir os recursos que permitem participar de uma competição. Pode até ser por algo pessoal, como timidez e medo. 

Quando praticamos um esporte, mesmo sem intenção de competir como amador ou profissional, nos expomos a muitas situações adversas e obstáculos. Com isso, a mente e o emocional começam a trabalhar em busca de soluções e resiliência. Ou seja: quem pratica um esporte, está melhor preparado para fazer o mesmo no trabalho, na escola e até mesmo nos relacionamentos. 

  • Trabalho em equipe e liderança

Engana-se quem pensa que os esportes individuais não exigem trabalho em equipe e senso de liderança. Uma ginasta rítmica que compete na modalidade ‘solo’, por exemplo, precisa de um preparador físico, uma nutricionista, figurino, maquiagem e música. Tudo para que sua performance e apresentação sejam bem avaliadas. Imagine então o quanto isso pode ser potencializado em esportes coletivos, como o futebol, vôlei, handebol, entre tantas outras opções.

Coordenar tudo isso ao escolher um esporte para praticar é muito importante. Avalie a si mesmo(a) (ou seus filhos) antes de escolher uma modalidade e pense quais pontos são necessários desenvolver. Assim, consegue definir a modalidade que pode ajudar nesse processo e ainda aplicar todo o aprendizado em outras áreas, como a vida em família e o trabalho.

Destinos para vivenciar as emoções do esporte

Quer uma dica extra? Diversos destinos brasileiros, bem propícios para a prática esportiva, contam com uma unidade Bristol. Por exemplo, o Bristol Aline Hotel fica pertinho dos Cânions do Rio São Francisco, um destino perfeito para quem curte nadar e quer ter a experiência de dar umas braçadas em um dos rios mais importantes do Brasil. Já o The Time ou o International Airport podem te receber em São Paulo para acompanhar de perto grandes clássicos do futebol ou o famoso GP de Fórmula 1. 

Quer ver outras opções? Clique aqui.